Semana 5 – Conversa Sexual
Devocional Para Casais Viva Cantares
O Melhor dos Cânticos Para o Dia a Dia
Expressar nosso desejo sexual através das palavras diz respeito ao sentido da audição. Assim como os homens ficam excitados principalmente pelo que veem, as mulheres, geralmente, ficam excitadas pelo que ouvem. Homens que distorcem o dom da sedução, usam as palavras, a famosa lábia do sedutor barato, a fim de atrair as mulheres sexualmente e de forma ilícita. Mas por que não usamos as palavras com mais frequência no jogo da sedução no casamento?
Em Cantares, assim como em nossos relacionamentos, o diálogo erótico cria uma expectativa no casal e os mantêm conectados emocionalmente e sexualmente, preparando-os para o ato sexual, onde continuaremos a usar a comunicação verbal.
Não apenas nos versos citados acima, Salomão e a Sulamita vêm trocando elogios desde o primeiro poema, e continuam assim ao longo do livro. Quando a Sulamita se compara a uma flor de Sarom, ela está declarando ser uma mulher comum. Em minhas próprias palavras eu diria ao meu esposo: “Sei que sou bonita, mas não sou uma mulher de parar o trânsito.” Salomão não exita e declara: Como um lírio entre os espinhos é a minha amada entre as jovens. Isto é, Salomão está dizendo que ela não se compara às outras, que elas não tem nada que ele queira, e que somente ela o satisfaz! Por fim, Sulamita, extasiada com o que ouviu, diz a Salomão que seu amado é entre os jovens como a macieira entre as árvores da floresta. O que ela quis dizer? Que todos os homens são iguais, sem graça, e sem nada para me oferecer, enquanto você se destaca para mim como uma árvore que me oferece sombra e cheia de frutos. Vale citar que nesse contexto a macieira tem uma conotação sexual. Ele é a única fonte de prazer sexual dela!
E para vocês? Quais frutas, plantas, objetos, nome de músicas, filmes, histórias, apelidos e etc tem uma conotação sexual que só vocês dois podem entender?
Sugestão de Oração: Senhor, eu creio que as minhas palavras podem transformar nossa vida sexual. Ajuda-me a ser proativo, criativo e perseverante. Que o teu Espírito me impulsione para sair de minha zona de conforto. Cura qualquer ferida causada no passado pelas palavras do meu cônjuge. Livra-me de usar qualquer vocabulário impróprio que possa ferir o meu cônjuge. Ensina-me a amar e servir através das minhas palavras.
Desafio do Casal: Revejam o vocabulário erótico de vocês e o quanto vocês tem usado as palavras para comunicar desejo, assim como provocar o outro e criar mistério. Pensem no quanto as palavras (e músicas) os deixam excitados e conversem um com o outro a respeito. Especialmente os homens, que geralmente têm mais dificuldades em se expressar verbalmente, escreva se for necessário e crie um repertório. Façam uma lista juntos de algumas palavras-códigos que vocês podem usar durante a sedução e ato sexual sem ferir os sentimentos um do outro, nem jogar um balde de água fria.
Se você tem trocado mensagens com outra pessoa, ou conversas cheia de intimidade emocional, isto é infidelidade conjugal. Arrependa-se, confesse a Deus e busque ajuda para restaurar o seu casamento. Muitas pessoas se enganam dizendo que por não haver toque físico, não é adultério. Interrompa a intimidade gerada por suas palavras com essa outra pessoa e abandone o pecado.
Dicas Extras: Façam um estudo sobre os diálogos picantes no livro de Cantares, marcando as falas do homem e da mulher. Depois, tentem reescrevê-las em suas próprias palavras, contextualizando para o seu casamento. Vocês podem fazer o mesmo exercício com letras de músicas românticas (cuidado com as letras promíscuas), ou se inspirar em poesias.
Se você toca um instrumento musical, toque para o seu cônjuge. Se você é afinado(a), cante para ela/ele! Faça uma playlist com músicas que prepara você para o sexo, e ofereça músicas especialmente para o seu cônjuge, de acordo com o gosto musical dele(a). Sussurre ao pé do ouvido, envie áudios provocativos para o zap dele(a), criando expectativa.