Semana 3 – Palavras de Afirmação

Devocional Para Casais Viva Cantares

O Melhor dos Cânticos Para o Dia a Dia

Não me fiquem olhando assim porque estou escura; foi o sol que me queimou a pele. Os filhos de minha mãe zangaram-se comigo e fizeram-me tomar conta das vinhas; da minha própria vinha, porém, eu não pude cuidar.

Conte-me, você a quem amo, onde faz pastar o seu rebanho e onde faz as suas ovelhas descansarem ao meio-dia? Se eu não o souber, serei como uma mulher coberta com véu junto aos rebanhos dos seus amigos.

Se você, a mais linda das mulheres, se você não o sabe, siga a trilha das ovelhas e faça as suas cabritas pastarem junto às tendas dos pastores. Cânticos 1:6-8

A insegurança por conta de sua aparência física não é um privilégio exclusivo da Sulamita. A falta de cuidado pessoal enquanto cuida de outros, também não. Todas as mulheres lutam, ao longo da vida, com a aceitação do seu corpo e, em inúmeras ocasiões, negligenciam o cuidado pessoal. Assim como ela, que foi buscar aceitação e intimidade sexual junto de Salomão, as mulheres casadas também buscam afirmação do marido. Nessa busca, ela encontrou um homem que a admirava profundamente e que não manteve o elogio em sua mente, mas o verbalizou: “a mais linda das mulheres”. Palavras de afirmação são palavras que curam e criam intimidade entre o casal. 

Infelizmente, com frequência, as mulheres aceitam o alto padrão de beleza da sociedade e não se entregam ao marido sexualmente, e com liberalidade. A Sulamita iniciou a relação sexual apesar de suas inseguranças. Ao mesmo tempo, muitos homens têm dificuldade de expressar com palavras a admiração que sente pela esposa e de ajudá-la em suas inseguranças.

Os homens também lutam com a própria autoimagem, mas essa luta é maior para as mulheres. Vamos todos, homens e mulheres, buscar a afirmação da qual precisamos na palavra de Deus? 

Sugestão de Oração: Ore a Palavra

Salmos 139: 13-18

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.

Eu te louvo porque me fizeste de modo especial e admirável. Tuas obras são maravilhosas! Disso tenho plena certeza.

Meus ossos não estavam escondidos de ti quando em secreto fui formado e entretecido como nas profundezas da terra.

Os teus olhos viram o meu embrião; todos os dias determinados para mim foram escritos no teu livro antes de qualquer deles existir.

Como são preciosos para mim os teus pensamentos, ó Deus! Como é grande a soma deles!

Se eu os contasse seriam mais do que os grãos de areia. Se terminasse de contá-los, eu ainda estaria contigo.

Desafio da Esposa: Faça uma lista das coisas que você precisa fazer para cuidar melhor do templo de Deus, o seu corpo (1 Co 6:19-20). Priorize as mais urgentes, e lembre-se de fazer isso para você mesma, para ganhar autoconfiança, e para o seu marido, pois eles são atraídos pelo que veem. Eles não precisam de super modelos, mas de suas esposas saudáveis de corpo e alma, e atraentes aos olhos.

Desafio do Marido: Ao longo desta semana, escreva diariamente as coisas que admira em sua esposa, e crie oportunidades para comunicar isto a ela (falando, escrevendo, cantando e etc). A língua serena é árvore de vida, mas a língua perversa esmaga o espírito (Provérbios 15:4). Observe se ela está com a agenda sobrecarregada e busque uma forma de ajudá-la, seja revendo a distribuição das tarefas em casa, ou oferecendo algum outro tipo de ajuda.

Dica Extra: 

Siga meu novo perfil sobre sexo no casamento, especialmente os Stories com Reposts de diversos especialistas que podem te ajudar na construção de um casamento saudável e bíblico https://www.instagram.com/blogtainise/

Leia o artigo http://tainise.com.br/2018/08/31/mulher-sensual-quem-a-achara/ 

Leia também o capítulo 4, A primeira linguagem de amor: Palavras de Afirmação, em As cinco linguagens de amor, de Gary Chapman, Editora Mundo Cristão, 3 edição, 2013.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: