Semana 4 – Nossa Casa, Que Oásis!
Devocional Para Casais Viva Cantares
O Melhor dos Cânticos Para o Dia a Dia
Enquanto o rei estava em seus aposentos, o meu nardo espalhou sua fragrância. O meu amado é para mim como uma pequenina bolsa de mirra que passa a noite entre os meus seios. O meu amado é para mim um ramalhete de flores de hena das vinhas de En-Gedi. Cânticos 1:12-14
Não importa se a sua casa é pequena e seus móveis são de segunda mão, você tem um lugar especial para a intimidade sexual? A atitude de um casal em relação ao sexo determinará se o quarto, o ambiente principal onde a sedução e entrega acontecem, será um lugar de refúgio, descanso e renovação para vocês, ou um inibidor do desejo. No texto acima observamos a importância da fragrância feminina e masculina nas preliminares. Ela cita En-gedi, um oásis de Israel que ficava escondido no meio do deserto, formado a partir de uma fonte, um lugar verdejante e refrescante. A aparência do nosso quarto comunica o quanto valorizamos nosso relacionamento sexual:
Como você é belo, meu amado! Ah, como é encantador! Verdejante é o nosso leito. De cedro são as vigas da nossa casa, e de cipreste os caibros do nosso telhado. Cânticos 1:12-14
A indústria do sexo quer nos convencer de que sexo bom é sexo caro. Mas a Palavra de Deus nos revela que onde estiver o nosso tesouro, aí também estará o nosso coração (Mt 6:21). No jardim do Éden, Adão e Eva não tinham as parafernálias sexuais que estão tentando nos vender hoje. Eles tinham o pôr do sol, a luz da lua, o som da natureza, o reflexo das águas, o cheiro das flores, o melhor cardápio de todos, e o principal: um ao outro! O que temos cultivado em nossa casa, nosso jardim? O que plantamos, isso colhemos.
Salomão vivia em um palácio e aproveitava o que estava ao seu alcance. Ele investiu na mulher de sua vida e na relação sexual deles não por ser rico, mas por ser motivado! Independente da sua situação financeira, se você pode investir na sua vida sexual mas prefere gastar seu dinheiro com festas, hobbies, outros relacionamentos, e nunca prioriza o cônjuge, isso é uma inversão de valores. Usem o que vocês têm em mãos, e como tudo que é importante em nossa vida, planejem as etapas para aperfeiçoar o sexo refrescante, fruto de um lar onde transborda amizade, cuidado e carinho.
Sugestão de Oração: Peçam a Deus que vocês sejam um oásis (En-Gedi) para o cônjuge. Que vocês encontrem alívio na relação sexual, independente dos estresses que enfrentam na “vida lá fora”, e ofereçam abrigo mútuo. Peçam ao Espírito para lhes mostrar alguma atitude que precisa mudar, pois as transformações profundas e permanentes tem a ver com a raiz das nossas motivações.
Desafio do Casal: Conversem sobre o que precisam mudar no quarto de vocês para que ele se transforme em um lugar convidativo, e planejem as mudanças por ordem de prioridade e viabilidade. O que não pode ser mudado imediatamente, planeje a médio e longo prazo. Algumas sugestões são: retirar a TV; remover tudo que lembre vocês dos filhos, parentes e trabalho; pintar e decorar o quarto; colocar um espelho de corpo e aparelho de som; cuidar da iluminação; investir na qualidade e beleza da roupa de cama, assim como no aroma dos lençóis, cortinas e ambiente em geral; mantê-lo sempre limpo e organizado; priorizar a privacidade; introduzir limites saudáveis para os filhos.
Dicas Extras:
Preparem um picnic romântico ao ar livre. Façam uma reserva em uma pousada. Pesquisem preços e acompanhe as promoções. Não têm dinheiro? Que tal um picnic na varanda ou no quintal? Façam uma massagem no pé, uma esfoliação corporal ou qualquer coisa que ajude o seu cônjuge a relaxar. Não dá pra fazer essas coisas frequentemente, mas é importante prestar atenção se o seu cônjuge está passando por um momento difícil e precisa de um descanso especial!