Quaresma & Páscoa

Quem não se prepara para um grande evento?
Os pais se preparam para o nascimento do filho; estudantes para a formatura; uma empresa para sua inauguração; os noivos para o casamento, especialmente a noiva!

Bem, nós cristãos temos um evento muito importante, mais importante que o Natal. “Mais importante que o Natal?!?!”. Eu respondo: “Sim!”, pois o nascimento de Jesus era só o início do plano perfeito de Deus para salvar a humanidade do poder do pecado e da morte. “Sim!”, já que Jesus disse: Está consumado! “Sim!”, porque não existe maior motivo para se alegrar do que saber e experimentar que JESUS RESSUSCITOU!

E se a Páscoa é um momento digno de ser lembrado e celebrado, se ela é a festa referente ao momento mais lindo do cristianismo, por que nos preparamos para aproveitar o feriado mas não nos preparamos o suficiente para celebrar a Páscoa? Gostaria de trazer à nossa atenção que a expectativa de aproveitar pequenos prazeres dessa vida que nosso Deus nos proporciona, como viajar, maratonar uma série, se encontrar com amigos, matar a saudade dos parentes, dormir sem ter hora para acordar, estudar para um concurso, é muito pequenininha comparada à expectativa de celebrar a morte e ressurreição do nosso Salvador Jesus.

Não se enganem. Eu ainda estou muito longe de celebrar a Páscoa com o devido respeito e elegância. Com certeza ainda não festejei a Páscoa com a mesma pompa que outros eventos especiais na minha vida. Jesus está me aperfeiçoando nisso, me ensinando pacientemente. E uma das disciplinas espirituais onde me encontro com Ele para ter minhas expectativas e prioridades transformadas, é a Quaresma.
Eu tenho aprendido nesses períodos de Quaresma a aquietar a minha mente e coração, a estar em silêncio diante do meu Senhor. Esses momentos têm sido muito especiais, cheio de intimidade com Deus e, consequentemente, de transformação em minha vida interior que transborda para o exterior.

Quaresma é tempo de jejuar, mas também de deitar na rede e ouvir os passarinhos cantando na janela. Talvez seja uma oportunidade de desinstalar o Facebook, Instagram e TikTok, de diminuir o acesso às telas. Vamos praticar a disciplina do silêncio? Só falar o que for realmente necessário? Quaresma é tempo de fechar a porta do seu quarto para orar, de acordar mais cedo para meditar nas Escrituras Sagradas. Mas além da solitude, nos preparamos para a Páscoa investindo tempo e bens para ajudar as pessoas, servindo a quem precisa, dentro e fora da igreja. A Quaresma nos convida a refletir sobre a vida, morte e ressurreição de Cristo Jesus, a ponto de considerar o feriado da Páscoa com mais estima do que uma mera oportunidade pra descansar com a família e amigos, e com mais profundidade do que apenas cumprir um rito religioso anual.

Se aceitarmos o convite de nos prepararmos para a grande festa da Páscoa, de fato vamos nos prostar em renúncia diante do Senhor, e entregar tudo a Ele na Sexta-feira da Paixão. Vamos cantar com esperança no Sábado de Aleluia e esbanjar alegria no banquete do Domingo de Páscoa, em plena comunhão com Cristo e sua amada Igreja no mundo inteiro!

Vamos esperar pela Páscoa nos preparando à altura da Festa?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: