Lamentações 2:14

A gente peca pra caramba! A gente diz que sabe disso e, no entanto, ficamos dias, semanas e meses sem confessar nossos pecados, sem dar nomes aos bois, sem reconhecer o que precisa ser transformado em nosso coração para não repetir os mesmos erros.

Mesmo quando entendemos o que há de errado, não contamos para ninguém! Não pedimos ajuda, nem prestamos contas. E ainda dá pra piorar,  porque quando Deus, no seu amor, justiça e misericórdia envia alguém para nos corrigir e nos chamar ao arrependimento, ignoramos ou maltratamos essa pessoa. E como o amor de Deus é imensurável, ele envia mais pessoas, uma após a outra, para nos ensinar e corrigir, mas nosso coração continua endurecido. 

Em contrapartida, acolhemos as pessoas que falam exatamente o que desejamos ouvir. Trazemos os falsos profetas para bem perto de nós. Damos preferência a eles e os honramos, até que a inevitável destruição chega à nossa vida, e culpamos a Deus e, pasmem, às pessoas que Ele enviou para nos ajudar e que rejeitamos.

Mas como saber se não estamos trilhando esse caminho enganoso? 
Você enxerga os seus pecados enquanto estuda e medita na Palavra de Deus? Você reconhece o que precisa mudar na sua vida após uma pregação, leitura de um livro, participação em uma aula, palestra ou Live?
Você está cercado de pessoas que te amam o suficiente para te repreender? Essas mesmas pessoas confessam os pecados delas? Elas estendem as mãos para te ajudar a voltar ao caminho do Senhor?

Cuidado! Se você só anda com pessoas que concordam com tudo que você faz, que nunca te apontam para a Bíblia e para Cristo, você está em perigo. Se você só anda com pessoas que te criticam sempre, não te encorajam a depender do Espírito para mudar e nunca se arrependem de seus erros, você também está em perigo.

Ore ao Senhor nesse instante, pedindo que o Espírito sonde o seu coração e te leve ao arrependimento.

Ore que isso seja regular em sua vida, ao invés de esporádico.

Peça a Deus amigos que te amem o suficiente para te repreender e te ajudar na jornada da restauração.

Ore para que você perceba quais relacionamentos estão te afastando da prática do arrependimento e inflando o seu ego, ou destruindo sua confiança em Cristo.

Para refletir: Faça uma lista das pessoas que têm influência sobre você e analise que tipo de influência tem sido. 

Cônjuges, pais e filhos, pastores e líderes, educadores e amigos são possíveis profetas (verdadeiros e falsos) em sua vida.

Mídias, redes sociais, influenciadores e ideologias também podem estar te aproximando ou te afastando de Deus.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

%d blogueiros gostam disto: